Actividades e Recursos Escolares

Para fazer em casa ou na escola


H-WHALE: Monstros Marinhos e Baleias Arrojadas – NEI 2021

Monstros Marinhos?! Baleias Arrojadas?! Isso parece-me muito estranho!

Calma, os cientistas vão explicar.

Este ano, a Noite Europeia dos Investigadores tem como tema “Ciência para o Clima”. Se tens estado atento nas aulas e às notícias, sabes que cada vez mais falamos sobre as alterações climáticas. É importante que todos percebam que o clima está a mudar e que pode trazer coisas menos boas para todos nós. As alterações climáticas são mudanças que acontecem ao longo de muitos anos ou séculos, nos padrões do clima a nível global ou regional. Normalmente referem-se ao aumento das temperaturas globais, desde meados do século XX até ao presente. O aumento da temperatura é responsável pelo rápido derretimento dos glaciares e calotes polares o que provoca o aumento do nível do mar.

Mas e as baleias?! Como é que isto está relacionado com baleias?

As alterações climáticas que estão a acontecer, não afectam apenas os humanos. Os oceanos têm um papel muito importante a desempenhar, pois nele habitam milhões de espécies marinhas que precisam das condições ideais para que continuam a viver. Um desses animais, são as baleias.

A nossa actividade vai dar-te a oportunidade de conhecer e interagir com a história e a ecologia das grandes baleias e seus arrojamentos históricos na região de Lisboa e estuário do Tejo. Que animais são estes que dão à costa? Serão monstros ou serão baleias? Porque acontecem os arrojamentos? Porque despertam a curiosidade das pessoas? Que informação nos oferecem os dados históricos? Há quanto tempo é que estes animais surgem no Tejo? A estas e outras perguntas iremos dar resposta explorando o passado do ecossistema estuarino.

Boa sorte nas tuas explorações!
Quando terminares a exploração do nosso website, testa os teus conhecimentos no nosso jogo!

Explora o Património dos Oceanos – NEI 2020

Explora! Responde! Experimenta!

Aqui vamos aprender sobre o património cultural e natural dos oceanos.

Partindo da produção científica do CHAM (Centro de Humanidades da NOVA FCSH e da Universidade dos Açores) em história ambiental marinha, história marítima, arqueologia e arqueologia subaquática, responde ao QUIZ sobre a cultura material e imaterial dos oceanos.

Respondendo a várias perguntas será possível avançar num percurso de exploração de vestígios do passado, das cidades e das populações ribeirinhas e marítimas e no conhecimento sobre vivências múltiplas que exprimem a vida nos e dos oceanos.

QUIZ

Tenta uma primeira vez, está atento às pistas que damos e se quiseres melhorar a tua pontuação procura as respostas nos vídeos e material interativo da lista em baixo!


Para fazer em casa ou na escola

No fato de um arqueólogo (pdf)

#EuMergulhoEm Casa – Actividade desenvolvida pelo projecto CONCHA numa parceria CHAM-OMA

Achados na tua banheira (pdf)

#EuMergulhoEm Casa – Actividade desenvolvida pelo projecto CONCHA numa parceria CHAM-OMA


Arqueologia

As aventuras do Sr. Passador em T por Lisboa e da Sr.ª Fivela em Goa e Mombaça

Nau da Carreira da Índia naufragada ao largo de Cascais

Projeto CONCHA – Story Map “Digital Humanities: Concepts turned into Visualisations”

+ info


História Ambiental Marinha

História Ambiental – Série “História Ambiental Marinha em Poucas Palavras”

https://youtu.be/64-5iyr_0Ms

Projeto CONCHA – Story Map “Digital Humanities: Concepts turned into Visualisations” | + info

Story Map “Uma história de baleias e pessoas” | + info


Para curiosos, investigadores, pais e professores

Linha temática “História Ambiental e o Mar” | + info

Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” | + info

Projeto CONCHA – The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage | + info

Iniciativa Marine Lexicon – Léxico Marinho: Construção bilateral de um dicionário europeu sobre mamíferos marinhos na época moderna | + info

Linha temática “Património e Memória” | + info

Projeto “VESTE – Vestir a corte: traje, género e identidade(s)” | + info